Osteopatia
Segundo Littlejohn, a osteopatia pode ser definida como “um sistema, ou ciência de cura, que utiliza os recursos naturais do corpo para o ajustamento da sua estrutura, no intuito de estimular a preparação e distribuição dos fluidos e forças do corpo, para promover a cooperação e a harmonia no mecanismo do mesmo. No entanto, não devemos considerar o corpo como uma máquina, mas como um mecanismo vital.”
Os Princípios da Filosofia Osteopática
Na Osteopatia, a harmonia é o princípio da arquitetura do corpo e das atividades
corporais. Deste modo, em osteopatia usamos a designação lesão ou disfunção que indica desarmonia nos tecidos ou órgãos.
A etiologia da lesão ou disfunção é usualmente causada por um músculo encurtado, um osso desalinhado ou um órgão disfuncional podendo conduzir a uma diversidade enorme de afeções, por consequência envolvem depois os fluidos do organismo, nomeadamente o sangue, a linfa e a força nervosa que controlam os tecidos do organismo e representam a energia vital do organismo.
O organismo humano é falível e está sujeito à lei mecânica. Isto é, ao suporte do peso e das linhas de tensão presentes no organismo. As linhas, paralela, não paralela e curva, são arbitrárias em ação, em direção e em magnitude. E, em muitos dos casos nenhum tratamento corretivo será suficiente caso a tensão e o stress permaneçam.
A Osteopatia não é manipulação. A lesão/disfunção osteopática não anatómica é fisiológica. A solução para o êxito não está na correção/manipulação, mas sim no
ajuste, pois é impossível corrigir um organismo vivo. A ação clínica da osteopatia é dirigida a todos os tecidos do organismo, com recurso aos membros como alavancas longas, dirigidas para a coluna de forma amena.
É impossível alinhar o anormal, isto é, o tratamento local permanece local, sem efeitos globais nem permanentes. No entanto, conseguimos reverter o processo que contribui para a lesão osteopática, se recorrermos à integração da origem da causa da mesma.
A perda de equilíbrio do organismo resulta da perda da sua integridade, por culpa da inter-relação adequada entre as leis da estática e da dinâmica do organismo, bem como do desequilíbrio entre o sistema nervoso central e o sistema nervosos simpático.
A osteopatia baseia-se nestes dois princípios e defende que a única forma de resolver a lesão osteopáticas é através do processo de integração.

Contactos
Quer fazer uma marcação?
Pode agendar a sua marcação de forma simples através do nosso formulário online, por telefone ou pessoalmente na nossa clínica.
Telemóvel
(Chamada rede móvel nacional)
Morada
Rua Francisco Serra Frazão
Lote H, R/ch Esq
Porto de Mós, Portugal
sergiosantossaude@gmail.com
Horário
Seg - Sex: 08h00 - 20h00
Sábado: 08h00 - 13h00
Outros locais para consulta
Coimbra
(chamada para rede fixa nacional)
Lisboa
(chamada para rede fixa nacional)
Porto
(chamada para rede fixa nacional)
Soure
(chamada para rede móvel nacional)
Bajouca
(chamada para rede fixa nacional)