Osteopatia

Segundo Littlejohn, a osteopatia pode ser definida como “um sistema, ou ciência de cura, que utiliza os recursos naturais do corpo para o ajustamento da sua estrutura, no intuito de estimular a preparação e distribuição dos fluidos e forças do corpo, para promover a cooperação e a harmonia no mecanismo do mesmo. No entanto, não devemos considerar o corpo como uma máquina, mas como um mecanismo vital.”

Os Princípios da Filosofia Osteopática

Na Osteopatia, a harmonia é o princípio da arquitetura do corpo e das atividades
corporais. Deste modo, em osteopatia usamos a designação lesão ou disfunção que indica desarmonia nos tecidos ou órgãos.
A etiologia da lesão ou disfunção é usualmente causada por um músculo encurtado, um osso desalinhado ou um órgão disfuncional podendo conduzir a uma diversidade enorme de afeções, por consequência envolvem depois os fluidos do organismo, nomeadamente o sangue, a linfa e a força nervosa que controlam os tecidos do organismo e representam a energia vital do organismo.
O organismo humano é falível e está sujeito à lei mecânica. Isto é, ao suporte do peso e das linhas de tensão presentes no organismo. As linhas, paralela, não paralela e curva, são arbitrárias em ação, em direção e em magnitude. E, em muitos dos casos nenhum tratamento corretivo será suficiente caso a tensão e o stress permaneçam.
A Osteopatia não é manipulação. A lesão/disfunção osteopática não anatómica é fisiológica. A solução para o êxito não está na correção/manipulação, mas sim no
ajuste, pois é impossível corrigir um organismo vivo. A ação clínica da osteopatia é dirigida a todos os tecidos do organismo, com recurso aos membros como alavancas longas, dirigidas para a coluna de forma amena.

É impossível alinhar o anormal, isto é, o tratamento local permanece local, sem efeitos globais nem permanentes. No entanto, conseguimos reverter o processo que contribui para a lesão osteopática, se recorrermos à integração da origem da causa da mesma.
A perda de equilíbrio do organismo resulta da perda da sua integridade, por culpa da inter-relação adequada entre as leis da estática e da dinâmica do organismo, bem como do desequilíbrio entre o sistema nervoso central e o sistema nervosos simpático.
A osteopatia baseia-se nestes dois princípios e defende que a única forma de resolver a lesão osteopáticas é através do processo de integração.

Contactos

Quer fazer uma marcação?

Pode agendar a sua marcação de forma simples através do nosso formulário online, por telefone ou pessoalmente na nossa clínica.

 






    Telemóvel

    (+351) 969 087 815
    (Chamada rede móvel nacional)

    Morada

    Rua Francisco Serra Frazão
    Lote H, R/ch Esq
    Porto de Mós, Portugal

    E-mail

    sergiosantossaude@gmail.com

    Horário

    Seg - Sex: 08h00 - 20h00
    Sábado: 08h00 - 13h00

    Outros locais para consulta

    Coimbra

    Rua General Humberto Delgado 342/368 1º Andar
    3030-327 Coimbra
    ____
    Marcações: 239500720
    (chamada para rede fixa nacional)

    Lisboa

    Rua D. Estefânia, 165D/167A
    1000-154 Lisboa
    ____
    Marcações: 213116601
    (chamada para rede fixa nacional)

    Porto

    Rua João de Deus n.º 636
    4100-459 Porto
    ____
    Marcações: 213116601
    (chamada para rede fixa nacional)

    Soure

    Largo Empresa Fabril do Norte, Rua Dr. Abel Dias Neves n.º 9
    3130-539 Soure
    ____
    Marcações: 925388117
    (chamada para rede móvel nacional)

    Bajouca

    Rua Voluntários 25 de Novembro, n.º 52 D
    2425-173 Bajouca
    ____
    Marcações: 244029316
    (chamada para rede fixa nacional)